top of page
  • Foto do escritorLetícia Thomaz

Casa nova: melhor comprar pronta ou construir?

Provavelmente esta seja a dúvida que permeia a cabeça de todos que estão pretendendo dar o passo de ter uma casa própria, aproveitando sua evolução pessoal. Ter uma casa própria é o sonho de todos. É o primeiro item quando se pensa para a segurança e conforto para a família. É quando se tem a oportunidade de escolher onde e como querer morar durante muitos anos ou até mesmo para sempre. O local onde os

filhos crescerão, com a liberdade de poder brincar ao ar livre e em segurança. Poder viajar com a certeza de chegar de volta em casa e encontrar tudo como deixou.


Mas é um empreendimento que envolve muito dinheiro, por isso mesmo deve ser bem planejado, principalmente, sem muita ansiedade. O ideal é fazer um planejamento com tempo definido, pensando na captação de recursos e investimentos para que se tenha um objetivo mais claro e possível. E trabalhar muito em sua conquista. E existem basicamente duas formas de se conseguir a casa própria: comprar um imóvel já construído e pronto para morar ou comprar um terreno e construir.


A compra de um imóvel já pronto tem várias opções que podem facilitar a decisão, conforme o planejamento feito: comprar um imóvel na planta, como um apartamento, o qual no recebimento das chaves há itens personalizáveis, como acabamentos e até mudança de algumas paredes, levando a um gasto posterior além daquele valor pago na compra do imóvel. Ou um imóvel já acabado, onde se tem a opção de simplesmente ocupar e, ao longo do tempo, ir reformando e personalizando.


A opção de comprar um terreno e construir dá mais chances de escolha, tanto do local quanto do projeto da casa em si, pois há a possibilidade de construir uma casa totalmente personalizada, levando em conta todas as necessidades, gostos e sonhos do futuro morador. Além disso, sai mais barato do que comprar um imóvel pronto, pois o valor da construção sai a preço de custo e o valor de um imóvel pronto carrega o lucro do construtor embutido. Todos precisam ter lucro, é para isto que se trabalha. A menos que se compre um imóvel velho, mas com as reformas necessárias, o que acaba encarecendo tanto quanto o imóvel novo.


Decidindo qual caminho irá seguir para conseguir o objetivo da tão sonhada Casa Própria, é só fazer o planejamento de obtenção dos recursos necessários e trabalhar na direção certa, que com certeza terá sucesso.


Henrique Thomaz

Arquiteto

THZ Arquitetos

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page